Resenha do Livro: Um mais Um

untitled

Título: Um mais um
Autor(a): Jojo Moyes
Editora: Intrínseca
Edição e ano: 1.ed. 2015
Tradução de: Adalgisa Campos da Silva
Título original: The one plus one
Ano de lançamento: 2014
Páginas: 320
ISBN: 978-85-8057-654-2

A vida não anda fácil para Jess Thomas. Mãe solteira que foi abandonada pelo marido, Marty, há dois anos, Jess precisa fazer malabarismos para cuidar dos dois filhos – Tanzie, a filha de 10 anos, prodígio da matemática, e Nicky, enteado de quem ela tem a custódia, adolescente de 16 anos, gótico, tímido e que está sofrendo bullying na escola e no bairro onde mora. Se já não bastasse as dificuldades de ser mãe solteira com dois empregos, um de faxineira e outra como garçonete de um bar noturno, Jess, sempre otimista e com ânimo para viver, está à beira do colapso emocional ao perceber que sua situação financeira, que nunca foi boa, está cada vez pior. Agora, com sua filha prestes a ganhar uma bolsa para estudar em uma das melhores escolas particulares da cidade (porém que não cobra todos os gastos necessários para a matrícula e as mensalidades) Jess ver suas esperanças desabaram ao perceber que não poderá arcar com as despesas dessa nova escola e realizar o sonho de sua filha.

Vendo o prêmio de uma olimpíada de matemática como única solução para conseguir fazer a matrícula de sua filha na escola mais bem conceituada da cidade, Jess está certa de que sua filha poderá vencer a competição e embarca em uma viagem de carro da Inglaterra até a Escócia para garantir que sua filha possa participar da olimpíada. Contudo, os planos não saem como esperado e as circunstâncias levam Jess a realizar essa viagem com um estranho – não tão estranho assim – Ed Nicholls. Ed é um empresário milionário na área da computação que vive uma vida luxuosa totalmente oposta de Jess, que faz a faxina de sua casa. Ela cheio de responsabilidades, sempre otimista e contando as moedinhas para pagar as contas, ele, sem compromissos e responsabilidades, que vive todo o luxo que seu salário permite. Não obstante, apesar das condições financeiras favoráveis, Ed também passa por momentos turbulentos, incluindo um pai doente e um processo judicial que enfrenta. Juntos, Jess, Ed, Nicky, Tanzie e, Norman, o cachorro – é claro – terão que enfrentar a companhia e as diferenças de cada em uma viagem que mudará a vida de todos.

O livro “Um mais um” de Jojo Moyes é repleta de emoções, momentos dramáticos e, muitas, vezes – ao mesmo tempo – cômicos. É uma leitura leve, com linguajar moderna e direta, ótima para ler no seu tempo livre ou até mesmo antes de se deitar para dormir. A forma como a história é desenrolada, por meio de uma múltipla narração estruturada por capítulos ora contados pela visão de Jess, ora por Ed, Nicky e Tanzie, possibilita o envolvimento com cada um desses personagens. Aos poucos conhecemos a personalidade, as preocupações e os sonhos de cada e vemos o progresso e o crescimento pessoal desses queridos personagens que poderiam muito bem ser identificados como nossos vizinhos, primos ou irmãos. Eu particularmente gostei muito das histórias de Tanzie e de Nicky, mas, a verdade é que todo o livro te deixa com gostinho de quero mais.

Jojo Moyes realmente é uma autora que consegue envolver o leitor em uma boa história. Foi a primeira vez que li uma das obras dessa autora, apesar de sempre ter lido ótimas críticas com relação a ela, e ela já conseguiu me cativar. Com certeza estarei lendo outras obras de Moyes.

Anúncios

5 comentários em “Resenha do Livro: Um mais Um

Adicione o seu

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Crie um website ou blog gratuito no WordPress.com.

Acima ↑

Poeta da Garrafa

Este sítio expõem a palavra, a imagem, a voz da minha poesia. Foto: Odilon Machado de Lourenço.

Depois de Formada

Bem vindos, ao meu Blog! Aqui irei dividir com vocês um pouco das coisas que eu gosto!

Caos no Quarto

O que esperar de um blog criado em meio ao Caos de um quarto? Assuntos de uma rotina caótica: Livros, cabelos, musculação, engenharia, esportes, empreendedorismo, animais e por ai vai.

%d blogueiros gostam disto: